REPTILE

RAP É ALGO QUE FAÇO E HIP-HOP É ALGO QUE VIVO
Conforme o prometido, conseguimos roubar um pouco do tempo do Reptile para uma pequena conversa, não apenas por ter vencido as primeiras sondagens das punchlines aqui no blog mas também pela sua carreira artistica, é claro que não faltou oportunidade para o perguntarmos sobre os beefs. Nisso de beefs, vou preferir não açucarar mas, só para não salgar as relações entre os rappers. As punchlines que tanto o pessoal pediu também é agora uma promessa cumprida, no final desta entrevista pode-se fazer o DOWNLOAD da letra daquela que foi a mais comentada aqui no blog.

Começamos assim:

Sms enviada: Cumé bro fixe?, ui podemos fazer uma entrevista pelo msn, amanhã das 13 as 15h, aproveitavas pra dar as punch que o pessoal pede.
SMS recebida: No prob
hora marcada e cinco minutos antes das 13 comecei a perguntar:

BLOG: Fala-me da tua trajectória artística?
REPTILE:
olha...sempre fui Consumidor de musica rap...desde miudo mesmo...e em 99 em Lisboa, conheci uns amigos que ja droppavam.. eles é que me incentivaram a escrever e a agarrar no mic... em 2001... juntei-me a uns primos que também faziam rap la na tuga e formamos um grupo chamado Inkizição...era formado por mim, Dega, Neutro e o Tiganá.

BLOG: como foi entrar no hip hop game angolano?
REPTILE:
olha tipo...Comecei a fazer lá (Portugal) as cenas mas estava sempre em contacto com as cenas daqui... porque vinha sempre de férias e tinha muitos amigos e primos que cantavam... então de certo modo sempre estive dentro do movimento daqui...

BLOG: Qual foi o motivo que te levou a sair do teu grupo de origem?
REPTILE:
exactamente porque não me identificava a 100% com o movimento raptuga...eu trabalhava lá mas sempre com a essência do que se fazia aqui na banda... tipo genero de beatz...letras.flow.. tudo mesmo... então depois de certo tempo foi questão de tempo, até deixar mesmo de rolar com os bradas com quem comecei.

BLOG: Diz-se por ai que tens beefs com o grupo que começou contigo. Verdade?
REPTILE:
Sei que mandaram algumas linhas..mas eu particularmente nunca respondi nada porque independentemente de ter saído, tenho um grande respeito por eles porque foi com eles que comecei e passei muitos bons momentos com eles..

BLOG: Reptile como é que caracterizas o hip hop angolano?
REPTILE:
Hip Hop Angolano.. acho que tem algum progresso mas ainda há muita cena que precisa ser melhorada

BLOG: Como o que por exemplo?
REPTILE:
Por exemplo há muitos artistas que eu particularmente acho talentosos e fazem muito boa musica...mas há cenas como ORIGINALIDADE e CRIATIVIDADE que precisam de ser evidenciadas...isso no que concerne a música propriamente dita... mas também há outros aspectos como O MOVIMENTO HIP-HOP que eu considero praticamente extinto aki na banda... estamos numa era a que eu chamo de Bussiness... mas a realidade é que há muito people que sabe fazer musica mas não é fera em bussiness não sei, me percebes?... então muito trabalho sai e não é visto com a ênfase que se calhar devia

BLOG: E qual será a receita para sarar esta ferida?
REPTILE:
hum...quanto á musica...acho que o people devia ser mais ambicioso quanto há criatividade e originalidade porque repara... usando os States como exemplo...tens o Busta que faz muito sucesso mas entretanto faz uma cena totalmente diferente do 50cent e os dois fazem sucesso á mesma sendo diferentes do Lil Wayne que também faz muito sucesso e não se assemelha aos outros 2.
Quanto ao movimento HH... o people devia ser mais unido porque independentemente de haver algumas desavenças entre os artistas a que eu chamo BigHeads do game... devia-se pensar que somos uma ...acho que posso chamar comunidade que faz algo em comum e devia-se trabalhar de alguma forma em conjunto para que a sociedade nos olhasse com outros olhos e combater essa crise de bons álbuns que não fazem sucesso.
Quanto ao bussiness acho que é necessário que atrás de todo artista tenha um team, porque o artista sozinho não consegue pensar em tudo nem fazer tudo.

BLOG: Falas-te em desavença, as tuas punchlines têm alvo definido?
REPTILE
: algumas delas....nem todas...

BLOG: Tens beef com alguem?
REPTILE:
hahah...eu não chamaria beef.. mas...ok tenho.

BLOG: Laton, Cage, Mister K, Vui Vui, todos estes?
REPTILE:
Nepias...Laton apenas, não tenho nada contra o Vui-vui... o Cage acho que precisa de muita ajuda não faria sentido piorar a situação dele.. o Mr..K...houve aí umas cenas e surgiu um clima que resultou nalgumas linhas mas...pra mim its over..


BLOG: Dizes que o Cage precisa de muita ajuda e tiveste um grupo com ele, estavas a ajuda-lo?
REPTILE:
com o Cage? ajuda-lo?, hahahaha...sobre o Cage prefiro não comentar...apenas rezar..

BLOG: Qual é o teu prato preferido, beef, skills ou...?
REPTILE:
olha podemos automaticamente pôr o beef de fora porque os poucos que fiz só foi pra mostrar a alguns niggas que sei fazer melhor que eles... o que gosto mesmo é de fazer é musica...skillz, intervenções love songs, etc.. tudo que é musica curto muito de fazer
BLOG: quais foram os Momentos mais marcantes pra ti na historia do hip hop angolano?
REPTILE:
Damn...boa pergunta... hum...olha as duas sessões do espectáculo ERA DO HIPHOP akilo pra mim foi a mer*** Era do HH foi uma cena criada pelos Anonymous, havia um programa se não estou em erro na LAC, e eles organizaram 2 espectáculos, o primeiro foi na Banca desportiva, e o segundo no Cine Miramar, essa cena quando aconteceu eu ainda nem era rapper mas admirava trabalho de certos gajos que eram mesmo maus...

BLOG: quem tu mais respeitas desde o principio? pelo contributo a cultura hip hop, por dropar etc
REPTILE:
sem sombra de dúvidas Kool Klever.

BLOG: Grupo de rap da Banda?
REPTILE:
grupo de rap so pode mesmo ser os SSP, que agora já não estão juntos.. há alguns outros que curto mas falham muito noutros aspectos então não sei se vale a pena mencionar

BLOG: Mc angolano? REPTILE: Reptile
BLOG: Mc Moz? REPTILE: Duas Caras
BLOG: Mc americano? REPTILE: são bué mas o numero Jay-Z
BLOG: Lusofonia? REPTILE: Valete

BLOG: e com quem destes tu melhor te identificas?
REPTILE:
com o primeiro o angolano, hahah xtou no gozo, olha ha muitos outros mas esses acho que são os principais e quanto a identificação é tipo aprendo com eles todos um bocado de cada um... as cenas que eu admiro em cada um fazem um melhor Reptile.

BLOG: vamos falar das tuas punch lines
REPTILE:
na boa,

BLOG: diz-se por ai que são traduções de cenas do Jay-z
REPTILE:
hahaha...sério?
BLOG: o que tens a dizer?
REPTILE
: eu ja achava que o facto de os rappers daqui terem makas em não falar inglês fosse grave.. agora ja sabem? haha, nah bro é do género primeiro acho que estou numa fase boa em termos de droppar e há people que se calhar não curte e tentam sempre arranjar algo pra não dar mérito ou pra tirar crédito, o máximo que podemos encontrar são cenas parecidas porque inspiro-me em alguns rappers não só americanos, e admito que já traduzi mas isso foi ha bué para ai uma 2 linhas

BLOG: as tuas letras, tu vives o que cantas? ostentas riqueza nas letras
REPTILE:
CONCERTEZA... quanto a ostentar...acho k têm k ouvir com mais atenção... eu não digo que sou rico, digo que tenho cenas e tenho mesmo e o facto de enaltecer essas cenas é exactamente porque para tê-las dispendo esforços, e ja agora falando nisso é outra cena que acho que aqui na banda falta nos rappers é rapparem o que fazem e vivem... descridibilizo totalmente quando um rapper fala de cenas k não faz e nem tem.

BLOG: Como foi gravar o teu disco? estas satisfeito com o produto?
REPTILE
: com certeza... estou muito satisfeito... e foi muito bom pra mim gravar esse album porque mostra muita cena minha que o people desconhecia...
o people esta muito habituado ao Tile com as punches na cara e as dicas sujas...muita gente pensou que era só o que eu sabia fazer, com o álbum mostrei saber fazer muita cena

BLOG: o que o povo de cabinda pode esperar da tua actuação la?
REPTILE:
tipo love songs, mensagens, musica engraçada, e a forma como vejo muita coisa aqui na banda, olha de certeza que vão ter um Reptile com de tudo um bocado, porque vou droppar cenas da mixtape ficheiros secretos e cenas do álbum.. acima do limite

BLOG: Reptile ganhou a primeira sondagem das punch lines da banda aqui no BLOG, que palavras tens para quem te votou?
REPTILE:
olha agradeço pelo facto de votarem e de consumirem as minhas cenas, afinal eles são os responsáveis pelo nome que tenho então só faço boa música por eles e pra eles

BLOG: se tiveres que elegeres a punch mais forte qual seria?
REPTILE:
haha, damn essa é dificil, mas lembrei-me é uma que tenho no album...na musica com o titulo RAPPERS, digo assim...BAIXO O MEU NÍVEL QI PRA VENDER NESSE MERCADO/PORQUE A COMPETIÇÃO SÓ PENSA UM BOCADO.

BLOG: perspectivas pro future?
REPTILE:
perspectivas pro futuro são promover mais o album e a mixtape de modos a fazer com que Angola e não só conheça o meu trabalho

BLOG (ULTIMA): o que as pessoas não sabem sobre o tile e gostarias que soubessem?
REPTILE:
Queria que soubessem que o motivo das linhas que contêm beefs só foi mesmo pra mostrar a certos rappers que eu faço isso melhor que eles... não por querer atenção nem nada disso porque sinceramente não preciso de falar de alguém para ter os olhos sobre mim...

shout outs: vão primeiro : prós meus cães da Pirline, pro meu nigga Raiva, pro Kapo, pra minha esposa e pro meu filho Hendell.

PERGUNTAS FEITAS PELOS BLOGUISTAS

PITBULL MAU: Porquê esse nome Reptile?
REPTILE: olha Reptile porque quando era + puto era viciado no jogo de video games Mortal Kombat...e a biografia do Reptile tinha bwes haver comigo tipo...tinha capacidade de mudar de cor..desaparecia, cenas assim e é mais ou menos como sempre quis ser dentro do rap...ilimitado.

PITBULL MAU: Que rapper não te atreverias a romper?
REPTILE: Os rappers que não me atrevo a beefar...são bué mas só vou sublinhar as lendas tipo... Kool Kleva, SSP, AFROMAN, os manos do projecto Abxtrato, "NK, Kroh Mo, Mata-Frakkux" MC K etc...porque na minha óptica são os pilares desse Hip-HOP angolano...como disse anteriormente um gajo ainda nem sonhava em rappar e por exemplo o Kleva já organizava meetings de Hip-hop então o respeito que tenho pelos artistas, old school é muito grande.

PITBULL MAU: o que tens a dizer sobre o fim do projecto 2.1?
REPTILE: Quanto a 2.1 bro o que tenho a dizer é que a pressa é inimiga da perfeição...tirem as elações que quiserem.

BLOG: se entendi bem, o nosso leitor ele quer saber, que mc nem bêbado te atreverias a romper?
REPTILE: não temo nenhum rapper angolano bro no homo.

BLOG: O fim do projecto 2.1, terminou a sua amizade com Cage One?
REPTILE: Yeah:

BLOG: Queres argumentar?
REPTILE: nepias...esse mambo é uma página rasgada e já nem sei aonde é k xtá a folha

MUSICAS do album PARA DOWNLOAD
03 - Ergue a Cabeça - DOWNLOAD
05 - Luanda Gansta - DOWNLOAD
09 - Rappers - DOWNLOAD

Comentários

Anónimo disse…
yha curto bue o tile os mambos k ele faz, ele disse k o album mostra um lado nele k as pessoas nao conheciam,, axo k é importante para um raper mas pra ser cincero eu gosto mas da mixtap do k do album. nao me canso de ouvir um som dele intitulado' hahahah'
Anónimo disse…
T u não te
l I mitas
e as tuas L etras
são E xcelentes
nuno.reptile disse…
nah reptile é mau ya, curto bue os sons desse nigga, sou tuga mas ganda fã dread, fica
Anónimo disse…
Kurto bwe d. Ver o tile a autropelar os niggas mais acanhador do rep game angolano.aqui vai uma dica nunca mexe com o abdiel. Sou teu fã...halla

Mensagens populares deste blogue

RAINHA DA SUCATA