Duas Caras volta a gprO (Entrevista)



Eventualmente poderás estar a perguntar quem é este Duas Caras e que importância tem o seu regresso a gprO. Se estas perguntas te surgirem, então há a necessidade de saber um pouco mais da historia do hip hop moçambicano, que de uma forma resumida registra nos principais capítulos, o casamento de 100 Paus e 2Caras (gprO fam) a label gprO, então progenitora do primeiro disco de hip hop na história de Moçambique.

Como qualquer boa relação há os altos e os baixos momentos, amizades acabam, casais separam-se, e entre outras coisas os filhos sãem de casa, fruto disso, as experiências amargas da vida tornam-nos mais maduros, quando isso acontece, amigos e casais voltam a unir-se, e nas palavras de Duas Caras ficamos a saber que o bom filho sempre volta a casa, ele não foge a regra, e está de volta a casa ou seja está de volta a gprO, mas não foi a primeira vez que ele abandona e volta a casa, eis  o motivo da estrevista, procurar saber os porquês dos entras e sais.

Entrevista por Dino Cross (twitter @DinoCross), com participação especial de Lusohiphop (twitter @ Lusohiphop) e Cenas que Curto (Twitter: @Cenasquecurto)



Sobre a decisão de voltar ao grupo
Duas Caras: Foi uma decisão 1 pouco dura de tomar porque já estava a jobar no album… E entrar para esse projecto naturalmente que colocaria o *eternamente aguardado* tondjemcee. Mas vindo duma recente experiência de jobar sozinho no MaxiSingle *111* fez-me repensar sobre o mercado Moçambicano de musica.

@DINOCROSS: Qual foi a reacção do público ao seu regresso? 
2 CARAS: No fundo já sabiam, só foram confirmar. Não era muito difícil descobrir, mesmo assim ha quem pensasse que eram outros artistas, cheguei a ouvir  “dizem que é a Neyma”. fui anunciado, e a reacção foi bem fixe. Acho que foi de ya! "já não era sem tempo" mas senti que a maioria já sabia porque era o assunto de bastidores durante a semana toda.

DC: Como te sentiste ao saber que os fãs te queria devolta a gprO?

2C: Foi fixe, porque acho que estando ou não na Gpro a minha imagem será sempre associada ao grupo. Temos uma historia em comum, e o pessoal grama de ver o Duas Caras na Gpro, então isso torna tudo mais fácil... Portanto, é bom pra mim e Óptimo pra eles.

DC: Na verdade quando deu-se o teu regresso a gprO?
2C: 
Ja vinha negociando o regresso desde o inicio do ano, pouco antes da nossa viagem a Luanda. Mas comecei a jobar com o 3H em Maio…

DC: Como foi guardar esse segredo? Não eras visto no estúdio da gprO?
2C: Foi difícil porque muita gente passou pelo estudio e via me la a jobar com o 3H, e não era difícil adivinhar. Mas inventava sempre um filme!


DC:  E o que levou-vos a manter segredo, por este tempo?
2C:…queríamos encontrar a melhor forma de informar aos fãs sobre o meu regresso ao grupo, e o show gprO Forever foi a melhor forma que encontramos.. 

(Pergunta do) @CenasQueCurto: Falando sobre entra e sai, achas que os fãs devem estar preparados para mais uma saída, caso não se cumpra com os termos do acordo?

2C: O que posso dizer é que vivemos num mundo em constantes mudanças, e eu não sei o que vai acontecer amanhã..

(Pergunta do) @LUSOHIPHOP: Novo regresso a gprO, porque é que os seus fãs devem pensar que desta vez será diferente?
2C: Não sei se devem pensar que será diferente, porque como eu disse "não sabemos o dia de amanhã" temos um contrato para cumprir e música para dar aos fãs..o resto logo se vê...


@DINOCROSS: Sobre o álbum Tondjemcee, ele deverá sair pela gprO? O que esta em projecto neste momento? Um disco do grupo ou o discos individuais dos artistas afiliados a label?

2C: Por enquanto prefiro não falar do futuro. O contrato prevê o lançamento de 1 álbum "gprO" até janeiro ou fevereiro 2013. Depois disso logo se vê..

DC: Da experiencia de ter trabalhado sozinho no single “111”, falou sobre o mercado musical moçambicano, como o descreves?
2C:..o mercado musical em moz é bastante "instável" não há muitas oportunidades para os artistas, então acho que a gpro teve a sorte de conseguir uma parceria com uma grande empresa o que torna tudo 1 pouco mais fácil..


Reflexão
Depois de lançar o MaxiSingle tondjemcee, nao parei em Maputo, durante 3 meses, percorri quase todas as provincias de Moçambique, e no quarto mês já não tinha mais por onde ir. Isto fez me perceber que Moz é pequeno em termos de locais para se fazerem shows e manter o artista por muito tempo.
A falta de uma boa estrutura compromete todo o trabalho do artista, por mais talentoso que seja..

DC: Esse reflexão terá ajudado a voltar a casa?
2C: Entre outras, isto faz me repensar naquilo que é melhor para o meu futuro dentro da musica.

Reflexão 2
Não existe em Moçambique grupo com melhor estrutura que a Gpro, isso é facto. Qualquer bom talento que se associar a aquele nome é sucesso garantido! G2 é a prova disso.




DC: Sentiu falta dos teus amigos da gpro, após a sua saida?
2C: Não ha espaco pra Saudade nesse game, somos movidos pela vontade de vencer a qualquer custo, e os fâs sofrem com isso. Infelizmente


@DC - o que significa em outras palavras gprO Forever? um vínculo permanente dos artistas a label?

2C: Gpro Forever significa que esta é uma marca que veio para ficar, com ou sem Duas Caras ou 3H
DC: Desta vez não houve musica de volta a casa, terá sido o ideal a forma como anunciaram o teu regresso?
2C: Acho que os fãs apoiam todas as boas decisões do seu ídolo, e acredito que esta é uma delas..

DC: Sobre o Show gprO Foerever o que tens a dizer?
2C: Foi 1 bom show, organizado em cima do joelho, Geralmente actuamos com banda mas desta vez não foi possível o fazermos, gostaríamos de ter dado mais e melhor ao fãs, mas fizemos o que estava mais ao alcance..mas foi 1 bom show

.

DC: Como esta a ser a experiência de voltar a trabalhar com 3H o que que os fãs podem esperar deste trabalho em equipa?
2C: Ta a ser fixe voltar a jobar com o 3H, somos rappers maning diferentes 1 do outro! O 3 é um paulado e eu sou mais versatil.. tudo isso combinado da uma cena crazy..

DC: Sobre o proofles? mudança de produtor não vai comprometer a qualidade do vosso trabalho?

2C: Ya proofles é 1 dos melhores producers Moz, e ja tinha estado na gpro antes.. Fora isso temos estado a trabalhar com outros produtores como, Triggah, Dji Tafinha, Krazy beats etc..

DC: Qual é a diferença entre o 2Caras de antes e o d agora? Terá aprendido uma liçao de vida? Qual ê a experiencia que tem a partilhar?
2C: Sou dos rappers mais famosos no meu pais e ainda nao consigo vender 2 mil copias mesmo tendo 10mil fans no facebook.

A gpro deu me as condiçoes que eu precisava no momento 

A medida k vams crescendo vams fazendo uma leitura diferente sobre o que realmente importa na Vida, e todas as minhas escolhas afectam nao so a mim e aos fans mas tambem a minha família

. A maior parte dos artistas quer uma carreira a curto prazo, outros fazem no pela fama apenas e geralmente a carreira de artista esta em 2nd plano.. e no meio disso estamos os que estao nisto a serio. Dai que 98% Lança musicas e videos para media a espera de acertar no *jackpot* dando certo ou não o salo sempre cai no final do mês! Nós não, as nossas decisões tem que ser pensadas a medio/longo prazo.. se não acabamos frustrados como alguns que ja andam por ai..


Reacção de algumas pessoas ligadas a música em torno do Regresso de Duas Caras a gprO:

DJ Damost (DJ): O bom filho sempre volta a casa

Dama do Bling (rapper) - Achei o regresso do cara boss muito Boa e vai fortificar a team. Que façam voltar os bons momentos do hip hop. E que seja definitivo pra não mágoar os fãs que tanto gostam da família. 

Zav (cantora) Tinha ficado triste com a saída dele, agora sim gostei muito porque,  eu acho q a gprO é o Duas Caras ( o pilar principal sem intenção de tirar mérito aos outros integrantes)

Kloro (rapper): Não sei até que ponto isto afecta a carreira do Duas Caras e o sucesso da Gpro, mas o que eu acredito é que eles juntos ou separados sempre......deliciar-nos-ao com boa musica, porque no fim disso é o que realmente importa para os fãs que apreciam o produto"

André Manhiça (Radialista): Acho que foi a melhor noticia este ano para os fãs e mundo hip hop em geral. Porque o Duas Caras conhece como ninguem a casa e vai juntar outra vez o seu talento ao serviço da concepção de hip hop de qualidade Que a Gpro nos habituou.

Joe (Cotonete Records): Bom, por um Lado, era imprevisível um Duas, fora da Gpro por muito tempo. E a Gpro sem ele é um grupo muito inseguro. É sempre bom ter o 'bom filho' a casa sempre, qualquer pai fica felississimo. Mas, é preciso que esse filho ganhe alguma maturidade ao voltar para casa. Que esse regresso seja fruto de um acordo onde ambas partes saiem a ganhar, porque não seria bom que Duas sentisse que tem Gpro na Mao, e que pode sair e voltar quando quiser, afinal ha um investimento nele que não pode nem deve ser jogado para o alto ao bell prazer.

2 Caras (Musica) - DOWNLOAD 

Comentários

duarte monteiro disse…
N 3 nda mal, um grand homem voltando a casa, e os fãs manifestando a alegria, agora kero ver todo MUNDO a gritar DUAS CARAS de volta a GPRO
duarte monteiro disse…
n faz nada mal um grande underground, voltar a casa e fãs selebram grande festa pela seu regresso a GPRO
duarte monteiro disse…
N 3 nda mal, um grand homem voltando a casa, e os fãs manifestando a alegria, agora kero ver todo MUNDO a gritar DUAS CARAS de volta a GPRO
duarte monteiro disse…
VOCE FEZ FALTA MAS AGORA XTAMOS TDOS ALEGRES
ultima dimensao disse…
ye duas sempre sera da g pro forever feliz pelo pai do rep em moz g pro forever forticima agora tirem o chapeu pa o rei.
ultima dimensao disse…
ye duas sempre sera da g pro forever feliz pelo pai do rep em moz g pro forever forticima agora tirem o chapeu pa o rei.
ultima dimensao disse…
ye duas sempre sera da g pro forever feliz pelo pai do rep em moz g pro forever forticima agora tirem o chapeu pa o rei.
Edson Tomas disse…
por min nada mal com o regresso do mano 2Caras a Gpro sabe se que esta malta trabalha a serio na musica e muita força pra o grupo

Mensagens populares deste blogue

RAINHA DA SUCATA