K9 FALA DE FACAS E MMA



Ao encerrar o ano de 2011, o rapper K9 surpreendeu a todos com o videoclipe da música FACAS, uma descrição exacta e sem tabus sobre o dia-a-dia de Maputo, e gerou polemica quando criticou a natureza do programa MMA - Mozambique Music Awards. Procuramos o artista que na primeira pessoa falou-nos de tudo e um pouco mais numa conversa via twiter. K9 começou por falar do grupo e terminou a “FACAR” o MMA. Acompanhe

@DinoCross  Sobre o vídeo FACAS:
@K9_MOZ Decifrando, Facas é uma expressão usada como forma de protestar um desagrado ou um facto problemático não resolvido... Cortar o mal pela raiz. Muitas musicas são embelezadas para intervenção social e quando embelezadas... Acabamos por tirar a seriedade da situação retratada como problema, daí FACAS expressão jovem mais recente... E assim menos embelezado para sentirem realmente a gravidade das situações expostas em forma musical. O meu vídeo FACAS, orgulhosamente acredito que veio dar ao Hip Hop Moz um grande fecho de 2011.

@DinoCross  - Sobre os factos que marcaram 2011:
@K9_MOZPrimeiro: O EMPENHO positivo do meu grupo Dabo Boys em viagens (conhecemo-nos melhor), vídeos e shows em galas de alto nível.
Segundo: O que trouxe-me um pouco de tristeza foi a prisão injusta do rapper LiL' Banks, que felizmente já saiu.
Quanto ao universo hip hip penso que o espírito competitivo voltou, que são as compilações, vídeos criativos, produções, Dj's depois do Dabo... O graphiti ainda sinto que existe, pois antes da quantidade tem-se muita qualidade.
 A oficina que me deixa triste é a Dance. Os B-BOYS, os BreakDancers está morrendo infelizmente...

@DinoCross Como foi 2011 para os Dabo boys?
@K9_MOZ 2011 lançamos: vídeo sem travões, mixtape do Bilimbão e alguns dos seus street vídeos, tais como Mc Roger, Nekinha, Chissa's e Bashir Rapper; Eu Tenho Tropas e Nigga Pisga. Depois Lançou-se o street vídeo do Fkay - Amigos do Mesmo Sangue e em seguida a sua mixtape "T-Nizia". Lançou-se ainda duas musicas da Rainha da Sucata: Rapstar e Guess What e fechou-se o ano com o single Verão Sangrento do K9 com seu vídeo Facas.

@DinoCross – Que desarmonias tens em relação ao Mozambique Music Awards (MMA)?
@K9_MOZ - Antes de tudo, saiba que eu apenas foi porta voz de muitos que não gostam do MMA, apenas não dão as caras para "proteger" seu espaço. Eu achei ideal o K9 como o tal que pudesse intervir.
Muitos nem imaginam o quanto há artistas famosos que acham aquilo uma FANTOCHADA.
NB: muitos acham aquilo uma fantochada. Não falei de mim, mas de muitos que detestam aquilo. Eu concordei, essencialmente nalguns pareceres sem sentido...
1 - Ali existem patrocínios bué fortes... EXACTAMENTE para quê? Para darem "ferros"!? Prémios sem dinheiro com patrocinadores fortes!?
2 - ok toleramos que hajam inscrições, mas não que sejam artistas a faze-lo, mas sim Editoras e Midias.
Editoras e Mídias devem inscrever artistas que conseguiram massa popular, mercado e espaço no tal ano.
Daí é que pode-se analisar a musicalidade, massa popular, numero de vendas de discos e de shows etc etc, dos tais artistas inscritos.
Devem haver "fiscais" atentos no mercado musical em todos os ramos.
3 - As musicas que devem concorrer são as do ano anterior. Ok, mas viu-se vídeos lançados no mês anterior.
Este exemplo vai directo a artista revelação no MMA 2010. Que foi a Jutty. Parece justo mas todos sabem que DJ DABO é que "EXPLODIU" em 2009.
MMA 2011 melhor rap foi para 3H parece justo mas todos nós sabemos que em 2010 o D-Lon é que "BATEU". E que nem sequer o D-LON foi nomeado e nem sequer New9, nem Trio Fam, nem Slim Nigga. E ainda para piorar põem LUA dos Dabo Boys como rap para concorrer, enquanto dividimos LUA para R&B e SEM TRAVÕES para Hip Hop.
O artista popular que foi Gonzo. Todos sabem que são Neyma ou Mc Roger ou Ziqo ou Lizha James... por aí.
E é um pouco chocante alguém subir para levar um premio e dizer: "faltam mais 2, tou a espera d mais 2", subir de novo e dizer: "ya agora falta só mais um". E ainda subir de novo e receber o 3º. MUITA "BANDEIRA" dada.

Essas são algumas das opiniões que revelo perante o MMA. Não quero intrigas, mas a realidade, patriotismo e mentalidade sofisticada perante a musica Moz. Isto não é um hobby, é profissão. E não quero "ABULIR" MMA, mas sim exigir o que é 'lógico' na música. E espero que este ano o MMA passe de “Musica Moz Avariada” para “Musica Moz Avançada”. Para fechar manifesto o meu desagrado sobre alguns conteúdos que podemos encontrar no site e no Facebook do MMA, retratam muito a vida dos artistas estrangeiros. O que é absurdo. Vejam: http://t.co/GeAkVM4  no facebook adicione MMA MOZAMBIQUE MUSIC AWARDS.

Comentários

Anónimo disse…
Opiniao de alguem que viveu a situação por dentro.
Realmente, ainda que os organizadores não concordem com a opinião do K9, deve repensar profundamente a estrutura do MMA.
Pessoalmente, eu acho o seguinte: os promotores destes eventos devem perceber DE UMA VEZ POR TODAS que já não estamos no tempo do "grupo dinamizador", em que os discursos mantinham as pessoas de pé. Respeitem aos artistas! Respeitem a nossa inteligência!

Pedrito Massarongo Jr
Anónimo disse…
Forxa ay k9 eu e outros teus fans extamus cntgo nessa

Mensagens populares deste blogue

G2 - SÓ TU (NOVA MÚSICA DOWNLOAD)

Trio FAM rende continência a Azagaia