LATON DESCREVE SINGLE DE 2 CARAS


A pedido do nosso amigo Cross, que solicitara um "review" sobre o mais recente single de um daqueles que é tido como o estandarte do "hiphop de moz" DUAS CARAS aka TIO DUAS aka KARA BOSS "the greatest".

Pela imparcialidade á opinião pessoal ou pela parcialidade de mostrar o apreço por um AMIGO do hip hop e de fora dele, existe uma linha ténue, por isso não se surpreendam pelo favoritismo intrínseco sobre uma opinião que me foi pedida para compartilhar, mas que é somente a minha...

Desde os tempos do "pais da marrabenta" de G Pro Fam até aos dias de hoje, com projectos a solo, colaborações e mixtapes, o crescimento artístico, o reconhecimento dentro e fora do hip hop somando a expansão da sua "marca" para lá das fronteiras moçambicanas é irrefutável o facto de SER UM FACTO que DUAS CARAS é considerado dos melhores mc's do RAP LUSO ou de expressão portuguesa se preferirem.
Uma referência indiscutível: pelo seu flow, entrega, battle skillz, incessante intervencionista o que lhe da um estatuto de mc consistente.

Como todos aqueles que fazem hip hop sofreu uma mutação/evolução a meu ver necessária e positiva, de forma geral soube se enquadrar e aceitar a condição de que a sonoridade musical abrangente e mais cuidada serve de melhor transporte para nos fazer chegar melhor aos ouvidos a sua concisa e sublime mensagem.

O mercado angolano, tem vindo a ser o "onjango" do hip hop luso nas varias direcções da conhecida rosa dos ventos, tem vindo a ser o ponto concêntrico da maior confluência do melhor do hiphop em português, e honrosamente recebemos o mais recente single do TIO DUAS com titulo: TONDJE MCEE que traduzido significa MC MAGICO, vem com 4 faixas, sendo elas: 
"Charles" que retrata o manifesto de um amante e seguidor do hip hop, em especial do DUAS CARAS, e a musica desenvolve-se com um numero de situaçoes e sentimentos mistos que sente sobre seu ídolo. um conceito semelhante a musica "stan" de EMINEM. muito bom!

"tondje mcee" que dá titulo ao álbum, com uma sonoridade muito aprazível ao estilo "maybach music" (parabéns ao producer), DUAS CARAS faz uma pequena retrospectiva do seu percurso no movimento ao bom estilo de "REAL TALK" dope!

"talhe da foice" que das 4 faixas foi a eleita por mim como favorita! nesta track TIO DUAS dirige-se de uma forma muito sensata e inteligente a sua Excia. Presidente Emilio Guebuza, e digo sensata porque there is no "real courses" nesta track o que me deixa com a impressão que DUAS CARAS acha mesmo que Sr. presidente vai ouvir a musica (eu espero que sim) e com o devido cuidado não há nenhum "porra", "merda" e chega até a não dizer "puta" numa parte obvia, (even i said it back on my mind)...inteligente e maduro porque não se dirige como um "revoltado" que não mede termos adoptando ao revês uma postura critica, directa mas sobretudo sensata.
Tecnicamente falando, o refrão tem um feeling "maning nice" apesar de não me ter soado nada perceptível, o beat é forte, low bpm o que facilita e favorece muito DUAS CARAS.

"jet7" é a última track deste single, é evidente ser um street banga ao bom estilo west coast, bom refrão!!!
Nesta track DUAS CARAS critica o fenómeno de novo riquismo, "wannabismo" que assola as sociedades 3º mundistas em ascensão, daqueles que vivem para se mostrar, a pseudo-socialite, hipócrita e com preconceito racial, sorrisos amarelos e revistas cor de rosa...

BOM AMIGOS, espero que este review tenha despertado curiosidade em vocês e que queiram PEGAR O ORIGINAL deste single!!! 

Missao cumprida! One

Laton

Comentários

Cândido Langa disse…
Gostei da mera analise do Laton. Duas é sem duvidas um legendario do Hip Hop luso. Grande single este... Continua desse jeito Tio Duas
EMILIO MABUYANGUE disse…
sem duvida k laton dixe tudo a cerca do single k por acaso o tenho em orginal... parabens TIO DUAS... Holla at u......
EMILIO MABUYANGUE disse…
sem duvida k laton dixe tudo a cerca do single k por acaso o tenho em orginal... parabens TIO DUAS... Holla at u......

Mensagens populares deste blogue

G2 - SÓ TU (NOVA MÚSICA DOWNLOAD)

Trio FAM rende continência a Azagaia