OS FACTOS QUE MARCARAM 2011

ANGOLA
MANIFESTAÇÕES
Marcou a abertura do ano o show de Bob da Rage Sense no cine Atlântico, numa altura em que a crise que vivia-se em muitos países africanos foi a inspiração para a marcação de uma manifestação em Angola, alguns rappers analisaram os problemas sociais que o país vivia e advertiram a todos os angolanos que se identificavam com a mesma causa para aderirem a um acto pacifico reivindicando assim uma governação mais transparente. Assim aconteceu, alguns jovens saíram as ruas, e acabaram presos, a partir desta data muita coisa mudou, as portas que estavam encostadas não abriram, fecharam.
Segundo uma consulta a alguns rappers, ficamos a saber que diminuiu-se drasticamente a divulgação de música rap nas rádios e televisão, bem como entrevistas nos habituais programas de promoção da música angolana.

REDES SOCIAIS (BLOGS-FACEBOOK-TWITTER)
O problema da divulgação da música rap nas rádios e televisão elevou as redes sociais de fonte alternativa para fonte principal de divulgação da música rap. Bloguistas são bastante aliciados para publicar as músicas e tornaram-se peças bastante importantes dentro do movimento, nasceram muitos blogs de hip hop.
Sabendo do importante papel que desempenham no movimento, Bloguistas ou bloggers (como preferirem) sentaram para concertar ideias, dai surgiu a ideia de realizar uma actividade de beneficência, rappers e bloguistas levaram alegria a crianças necessitadas angariando donativos num jogo de futebol salão, realizado no campo da rádio nacional de Angola, isso foi o principio, até ao final do ano mais dois jogos aconteceram, um com a parceria do Movimento Faz Cultura e outro com a Masta Kappa.

SHOW DA LUSOFONIA
A ideia foi boa, resultado de alguma inexperiência, o primeiro arranque para a realização do show da Lusofonia falhou, 90% dos artistas convidados não confirmaram presença no show, na segunda tentativa ai sim arrancou o 1º festival hip hop da lusofonia em Luanda, no estadio da cidadela desportiva, no mesmo palco estiveram Boss Ac, Marcelo D2, Black Company, Azagaia, Duas Caras e Boy G, Gabriel Pensador, Extremo Signo, Ready Neutro e muitas outras estrelas que brilham no rap lusófono.

ALBUNS VS MIXTAPES
Em 2011 os álbuns perderam lugar para as mixtapes, ou seja mais mixtapes foram lançadas, e por trás de muitas destas obras destacou-se o nome de READY NEUTRO pelas participações, poucas foram as mixtapes que não tiveram a participação deste C.E.O. da YEBA Entretenimento. E as músicas com mais versões foram o Aleluya de NGA e a A Diferença do Sandokan.

UNIVERSIDADE DO HIP HOP
Uma iniciativa louvável, o espaço submeteu a debate muitos assuntos relacionados a cultura hip hop, bastante instrutiva, a universidade mesmo sem apoio contínua firme e a boa vontade tem sido a grande força de incentivo.

EXPLOSÃO DA ZONA 5
A pesquisa confunde-se entre dois factos, o sucesso das músicas do grupo e o uso das músicas nas publicidades da UNITEL, 43% dos inqueridos justificam o sucesso da Zona Cinco ao facto das musicas serem usadas no marketing da UNITEL, mas o facto é que a reacção do público aos shows é bastante positiva e não restam duvidas que foram o grupo que em 2011 mais sucesso tiveram.

KID MC CONQUISTA TERCEIRO LUGAR 
NO TOP DOS MAIS QUERIDOS DA RADIO NACIONAL DE ANGOLA

DJ SAMURAI o boss da MADTAPES, falou sobre a conquista do KID MC “Queria em primeiro lugar parabenizar o meu tropa Kid Mc pelo 3º lugar alcançado no Top dos Mais Queridos (RNA) 2011. Só o facto de ter estado entre os nomeados, já foi motivo de orgulho e satistação da minha parte, não só por ser da casa Mad Tapes, mas por ser sobretudo um grande amigo.
Um amigo que sempre soube partilhar as suas ideias comigo afim de contribuir para o crescimento da Mad Tapes, alguém que me reconmendou e disse para trazer o Fly Skuad, Lucassio e Balta P para dentro da label,...,
 …foi realmente emocionante o momento em que ao mano foi atribuido o 3º lugar neste Top, ficando apenas atrás de grande figuras do nosso Music Hall, no caso o Puto Português e a lenda viva Paulo Flores”.

BIG SHOW CIDADE MENOS KOOL SEM KLEVER(*)
Big Show Cidade é o tradicional programa de hip hop da rádio Luanda, existe desde 1998, emitido aos domingos, e tem a duração de 1:30min aproximadamente, para além de ser o único da emissora, era a ponte (sim ERA) entre todos amantes da cultura, o actual facto é que a substituição do Kool Klver para um outro apresentador matou a natureza do programa, deixando indignado todos os ouvintes. O programa ainda existe mas é dado como morto. Independentemente dos motivos que levaram a esta decisão, a Rádio Luanda não tem noção de como ficou estragado o capim depois da luta dos Leões.

MC K VS DINO CROSS
Textos pesados de Dino Cross sobre o MC K levaram a uma resposta de Katró, deixando transparecer um clima de desarmonia entre ambos, quando na verdade tratavam-se divergências de opiniões, um escreveu e outro respondeu, tão simples como isso, apesar de que para a opinião pública tratou-se de um beef ou uma estratégia de Marketing para ajudar a promoção do álbum proibido ouvir isso, o que não corresponde com a verdade nenhuma das duas opções.

SHOW 20 ANOS DE CARREIRA DOS SSP
Um dos factos que mais marcou o ano de 2011 foi o grande show dos SSP no dia 3 de Setembro no Estádio dos Coqueiros, KUDDY, PAUL G, JEFF BROWN E BIG NELO, foram bastante ousados em escolher o estádio dos Coqueiros em Luanda para a celebração dos seus 20 anos de carreira como SSP.
O facto é que os meninos de ouro como carinhosamente são chamados, conseguiram depois de 20 anos de carreira encher um estádio de futebol num show sem precisar convidar outros artistas, provando assim a sua popularidade, Segundo Daniel Nascimento, SSP é uma parte importante da nossa historia.
Quanto ao show bloguistas e jornalistas foram unânimes em afirmar que foi sem sombra de dúvidas o melhor show de 2011, no capitulo hip hop e um dos melhores da carreira dos SSP sobretudo por ter sido com banda.
 (*) - BIG SHOW CIDADE MENOS KOOL SEM KLEVER – frase de Balumukenu hip hop



MOÇAMBIQUE
Bem Vindo 2011  
2011 começou com muitos exageros que enalteceram o nome de Dygo Boy e Guyzell, que mais tarde resultou na criação da label “Turma do Exagaro Music”,  mas o grande acontecimento que marcou o principio do ano está relacionado a DJ Dabo, o homem por trás do grupo Dabo Boyz e artista revelação pelo impulso cidade, (programa radiofónico da rádio cidade), o lançamento do videoclipe da música “sem travões” foi sem dúvidas um sucesso para os Dabo Boyz e em particular para a RAINHA DA SUCATA, que conheceu uma nova fase na sua carreira.



Musica Moçambicana

O programa televisivo Atracções, dedicou o ano apenas divulgando videoclipes moçambicanos, um incentivo para a valorização da música feita em Moçambique, o mesmo programa conseguiu provar  que as restantes estações não dão o devido valor a música local, instalou-se a partir dai uma serie de debates intermináveis que presume-se não ter tido o desfecho desejado.



SHOW DO ANO(hip hop)

Aconteceram inúmeros show durante ano, todos deram o seu melhor, mas a pesquisa atribuiu um reconhecimento carinhoso ao show da Iveth no franco moçambicano, a Cotoneth Records conseguiu encher a casa e melhor do que isso realizar um show que agradou a todos os presentes.


O REGRESSO DA LIZHA JAMES

Depois de um ano ausente dos palcos, Lizha James volta em grande num show realizado pela Bang Entretenimento, no Gil Vicente, foi o espectáculo a nível nacional que reuniu o maior numero de pessoas, diz a imprensa que Lizha James apareceu no seu melhor, e deixou claro que Rainha que é Rainha jamais perde a majestade.



AZAGAIA

Mano Azagaia brilhou dentro e fora de Moçambique, duas deslocações para Angola para o festival hip hop da Lusofonia, e algumas participações, mas nem tudo foi um mar de rosas, Mano Azagaia chegou a conhecer a prisão, e com isso passou a ser vitima de piadas, de manchetes dos jornais, mas nada disso abalou a sua carreira, continua com o mesmo palmarés precisando apenas de aparecer com novo trabalho para alimentar as ruas.

Hernâni da Silva
Na verdade não há nada que se diga deste jovem que as pessoas não saibam, bom punchliner e tido por muitos como o melhor rapper de Moçambique, 2011 Hernani não abrandou a karga, pelo contrario traumatizou no freestyle lights up com Hood Prof, com um desempenho fora daquilo que habituou aos seus fãs, provando a sua habilidade, fez sete participações para músicas de artistas angolanos, entre eles Vui Vui e CFKAPPA.

BANG O INOVADOR
BANG surgiu com a ideia inovadora de criar um canal televisivo exclusivo ao entretenimento, nasceu a ECO TV, televisão que emite para Maputo e arredores, videoclipes e tudo relacionado com o entretenimento, a ideia foi seguida por outras individualidades que tornaram competitivo a estreia e a divulgação dos videoclipes.

Sobre está iniciativa do BANG, André Manhiça falou a nossa reportagem o seguinte:
“boa iniciativa a abertura de um canal de tv só de entretenimento isto e, um canal temático dedicado a musica, vídeos porque já fazia falta dado que os outros canais passavam vídeos em horas especificas quando veiculavam programas de entretenimento. Este canal Ecco tv vem preencher uma lacuna que existia na midia no que concerne ao entretenimento. Era "chato" passe a expressão um musico produzir um vídeo gastar valores monetários e ver seu vídeo a passar raras vezes. Isto era aborrecido, quase só "deitar fora" o dinheiro. Agora sim já ha um canal que passe o produto do trabalho dos nossos artistas. Esta de parabéns o empresário Bang sim senhor uma boa iniciativa, agora só temos que apoia-lo porque beneficia a nós próprios.”

MIXTAPES
Tal como Angola, Moçambique também teve registou mais mixtapes do que álbuns, neste processo muitos artistas destacaram-se segundo a nossa pesquisa, não vamos citar nomes mais certamente desta lista o Green Revolution do Teknik e Becos e Ruas do Bilimbão constam entre os melhores a quantidade de download não deixa mentir.

OS DESCATADOS DE 2011
Este capitulo acaba sendo engraçado pelo facto de todos estes brilharem ja no fim do ano, imagine um trabalho árduo durante o ano todo ofuscado por outro apenas entre Novembro e Dezembro? Foi exactamente isso que aconteceu. 

O facto é que TRIO FAM com o A Caminho do Txova, Duas Caras com Charles e single e o K9 com facas foram os mais acreditados do ano de acordo com resultado de consultas publicas no facebook, twitter e por e-mail.

TRIO FAM apresentou uma mixtape que de mixtape só mesmo o nome que o grupo atribuiu, gentileza chamar aquela obra de arte mixtape, porque na verdade A Caminho do Txova soa mais a um álbum, com a diferença de ter sido distribuído gratuitamente, no entanto valeu a pena o tempo de espera, a repercussão do álbum é bastante positiva.

DUAS CARAS o brada arregaçou as mangas e trabalhou com mais empenho em 2011, começou o ano ainda com a ressaca do sucesso da compilação da gpro, sucesso este que arrastou-se ate ao fim do ano, em Setembro com Azagaia representaram Moçambique no festival hip hop da lusofonia, realizado em Luanda e para fechar o ano o vídeo clipe do Charles foi ao ar e trouxe de volta Duas Caras a actualidade noticiosa, dai só foi marcar, grande golo foi o show o Regresso do King e o lançamento do single do álbum. 

K9 teve um ano bastante agitado, factos que serão relatados numa reportagem aparte.

RELAÇÃO BILATERAL ANGOLA-MOÇAMBIQUE
Como sempre altos e baixos e por vezes competitivas, muitas paginas salgadas, mas o destaque vão para o processo de união.

LIZHA JAMES e CABO SNOOP – representaram Moçambique e Angola respectivamente, no Channel O Vídeo Music Awards, um dos mais importantes concursos que premeia  a música africana, realizado em Joannesburg, em 11 de Novembro, os cantores foram as grandes atracção da noite, e actuaram no encerramento da noite.

HERNANI DA SILVA E CFKAPPA
A cumplicidade destes dois rappers vem de longe, e cada vez mais CFKAPPA estreita laços de irmandade com Moçambique, para alem do Hernâni da Silva, o álbum um em um milhão teve também Kloro e Azagaia.
Papos do twitter acreditam num possível trabalho conjunto entre CFKAPPA e Hernâni da Silva, e os blogs já divulgaram uma musica dos dois, esperamos que 2012 o hip hop seja brindado por esta união.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

G2 - SÓ TU (NOVA MÚSICA DOWNLOAD)

Trio FAM rende continência a Azagaia